Pular para o conteúdo principal

O MARANHÃO E DUAS DÉCADAS DE EDUCAÇÃO SEM PLANO

Jhonatan Almada, historiador e primeiro secretário do Instituto Jackson Lago

O Instituto Jackson Lago produziu um documento que sintetiza o quadro situacional da educação no Estado do Maranhão. Ele foi elaborado por professores e professoras da Universidade Federal e Estadual do Maranhão em trabalho voluntário e de alta relevância pública. O título que lhe atribuímos foi “Quebrando o silêncio: 23 anos sem Plano Estadual de Educação no Maranhão”. É uma de nossas missões institucionais, refletir sobre os problemas maranhenses e propor encaminhamentos e possíveis soluções para estes, entre esses problemas, o educacional é um dos que mereceu e merece a maior concentração de nossas energias e capacidades.

A Comissão Elaboradora invocou como epígrafe um trecho da carta de Paulo Freire a Moacir Gadotti, onde se lê: “Como um educador que jamais acreditou no mito da neutralidade da educação, [estou] convencido de que toda neutralidade afirmada é sempre uma opção escondida” (1992). O essencial desse texto do Patrono da Educação Brasileira para nós, é que a elite dirigente estadual oferece uma educação asséptica e de baixíssima qualidade para a maioria da população, enquanto reserva para seus filhos a escola privada de alto desempenho. É uma opção escondida ou camuflada, mas visível, por exemplo, nos últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O argumento central do documento é que desde a Constituição Estadual de 1989, ficou determinado (Art. 221) que a lei estabelecerá “o plano estadual e municipal de educação plurianual, articulando e desenvolvendo o ensino estadual em seus diversos níveis, mediante ação integrada do poder público”. Entretanto, como lembra Fábio Konder Comparato, a lei é acatada, porém, não é cumprida. É um ornamento para as elites verem e o povo não saber, verdadeira marca de nossa formação social (brasileira e maranhense).

Nenhum dos governos estaduais que se sucederam desde 1989 cumpriu com essa determinação. Governos Cafeteira, João Alberto, Edson Lobão, Ribamar Fiquene e Roseana Sarney (1º e 2º mandatos) ignoraram solenemente a Constituição Estadual.

O Governo José Reinaldo chegou a produzir um documento como Plano Estadual de Educação, contudo, ele não foi publicado ou encaminhado para a Assembleia Legislativa. O Governo Jackson Lago produziu outro documento reunindo as reflexões de educadores e educadoras de todo o Maranhão, síntese que serviria de base para o futuro Plano Estadual. Antes dessa consequência lógica, seu governo foi interrompido pelo golpe judiciário de 17 de abril de 2009, como se sabe. 

O Governo Roseana Sarney (3º e 4º mandatos) nunca se pronunciou publicamente sobre o assunto, a desculpa injustificável é que se aguarda a aprovação do Plano Nacional de Educação, ainda no Congresso Nacional. Enquanto isso, seu governo patina sobre os problemas da educação estadual, sem conseguir furar o gelo. Melhor dizer que comem poeira, mas não conseguem encontrar a água. É como se o Estado não tivesse autonomia enquanto ente federativo e funcionasse como um biombo do Governo Federal.

A compreensão do conjunto de elaboradores é que a política pública de educação no Maranhão tem se caracterizado, justamente, pela ausência de política e planejamento educacional, pela agenda casuística dos secretários que se alternam no poder, pela descontinuidade das iniciativas, fragmentação e dispersão de projetos, amnésia institucional, cópia ou adesão aos programas desenvolvidos pelo Governo Federal, precariedade da gestão, ausência de avaliação dos projetos desenvolvidos, uma municipalização tardia do ensino fundamental e o fechamento deliberado de escolas de ensino médio.

O quadro é tão dramático que a única instituição pública visitada pela Presidente Dilma Rousseff no Maranhão foi o Hospital Sarah Kubitschek, referência nacional e internacional na área de saúde. Pasme-se, não é municipal, estadual ou federal. A governadora Roseana Sarney não ousou convidar a Presidente para uma visita a um dos hospitais estaduais ou a uma das escolas públicas estaduais. Esse fato é compreensível pelo cenário crítico que se estende a todas as políticas públicas sociais.

Entendemos que é fundante uma agenda urgente para a educação no Estado do Maranhão que tenha por centralidade uma educação pública unitária, estatal, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada. Respaldando-se na construção do Sistema Estadual de Educação (SEE), com ampla participação da comunidade educacional no processo de formulação do projeto de lei do Plano Estadual de Educação. Importante e crucial que as leis orçamentárias sejam adequadas, garantindo os investimentos necessários para a implementação desse Plano e que se fixe um percentual mínimo de 10% do Produto Interno Bruto Estadual aplicado em educação pública estatal.

A partir dessa agenda é que poderemos vislumbrar que no Maranhão o direito à educação com acesso, permanência, aprendizagem e conclusão na idade certa para todas as crianças e adolescentes seja garantido pelo Estado. Ainda temos muito que lutar para isso. O Instituto Jackson Lago, sob a presidência de Clay Lago, apresenta um caminho possível e instiga o engajamento dos educadores e educadoras maranhenses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?