Pular para o conteúdo principal

O MARANHÃO DA CONFIANÇA

O MARANHÃO DA CONFIANÇA

Jhonatan Almada, historiador e primeiro secretário do Instituto Jackson Lago

O concurso público é o instrumento mais republicano para o ingresso na burocracia de Estado. Dentre todos os poderes da República, talvez o Poder Executivo na esfera federal seja o que mais avançou em regularidade, abrangência e exigências. Caminho iniciado a partir do trabalho do velho DASP, criado sob o governo Getúlio Vargas, nos idos de 1930.  Os que chegaram por último nesse campo, foram os Poderes Legislativo e Judiciário. Nas três últimas décadas tem conseguido alguns avanços. Contudo, todos os três Poderes nas várias esferas nutrem seus exércitos de cargos comissionados e de confiança, distribuídos com base em critérios obtusos e nebulosos.

Quando atentamos para a esfera estadual a situação se torna mais grave. O Instituto Jackson Lago tem realizado um trabalho de resgate da memória do Governo Jackson Lago (2007-2009). Dentre os achados de pesquisa, estão documentos com as providências para uma ampla reestruturação das carreiras do serviço público estadual e a abertura de concurso público em todas as áreas, iniciativas que não puderam sair do papel. As ideias, pelo visto, foram aproveitados pelo atual Governo.

Tomemos a situação atual do Maranhão. O Poder Executivo realiza concursos com regularidade apenas para duas áreas: segurança pública e educação básica. O que não quer dizer boa prestação de serviços públicos vide a violência crescente e a baixíssima qualidade social do ensino.

Quanto à segurança pública é tão sui generis que quando uma investigação policial é concluída, a governadora faz coletiva de imprensa. Implicitamente admite-se a falência do sistema de segurança e a incapacidade de cumprir com suas funções. Tenho dúvidas se esse é um problema de base do sistema ou se é pura incompetência gerencial.

No que diz respeito à educação básica a falta de uma carreira efetiva para as professoras e professores é claríssima. Passa tanto tempo entre a entrada dos pedidos de progressão e o atendimento, que a Governadora anuncia com fanfarra quando ocorre. Milhares ascendem na carreira ao mesmo tempo e por intermédio de um único ato da governante. Se isso ocorre de uma vez, quer dizer duas coisas: incompetência gerencial no encaminhamento dos pedidos e vários anos transcorridos até o reconhecimento desses direitos.

O Governo do Estado preserva um nicho de aproximadamente 5.000 cargos comissionados e de confiança. Nesse número tem de tudo, de auxiliar de serviços gerais a Secretário de Estado. Tudo é cargo de confiança de livre nomeação pela Governadora do Estado. O último concurso público amplo foi realizado no Governo Edson Lobão no início da década de 1990 e contou com forte resistência interna para ser iniciado e concluído.

Garante-se com a manutenção desse sistema margens de barganha junto à base política do governo, distribuição de benefícios aos cabos eleitorais e fidelidade canina da burocracia ao mandatário de turno. Por outro lado, compromete-se a memória funcional e a renovação dos quadros. A memória funcional vai embora quando o ocupante do cargo sai. A renovação dos quadros não ocorre por que alguns conseguem ficar ao longo de vários governos, se aposentam e continuam exercendo o mesmo cargo.

O Poder Judiciário do Maranhão avançou muito na última década nesse quesito. Regularmente realiza concursos públicos e convoca os aprovados. Desenvolve formação continuada com os novos servidores e tem buscado uma distribuição equilibrada dos contingentes empossados por todo o território estadual. O problema do Judiciário maranhense diz respeito a sua efetividade. Tema para outra discussão.

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão só realizou um único concurso público até hoje. É o Poder menos republicano de todos. A lógica do cargo de confiança impera absoluta. São tantos cargos que caso decidissem trabalhar ao mesmo tempo e no mesmo dia, o espaço físico não comportaria. O mais inacreditável é que aprovaram um Plano de Carreira e Remuneração para 16 concursados, únicos de um exército de 1.553 nomeados pelo Presidente da Assembleia. Temos ainda 471 efetivos, provavelmente servidores que entraram pela brecha constitucional de 1983 ou vieram de outros órgãos a pedido de algum deputado.

Os cargos de confiança e comissionados deveriam ser a exceção, não a regra. Os dirigentes de poderes utilizariam esses cargos para dar o direcionamento político-estratégico de sua gestão à administração pública e não substituir a própria administração pública, a qual deveria estar baseada em uma burocracia profissional.

A confiança tem uma interpretação toda especial no Brasil e no Maranhão em particular, passa pelo “fazer parte” das redes de relações do mandatário, relações de compadrio, familismo e elitismo. De vez em quando, alguém escapa por mérito, raríssimas vezes. Em face disso, penso que se o Maranhão é a terra dessa confiança, também é a do inconcurso, irmão gêmeo da confiança. Nem preciso falar das recentes matérias jornalísticas sobre as fraudes nos concursos públicos municipais.

Quantas gerações ainda serão frustradas pelos atuais dirigentes do Poder Legislativo e Executivo no Maranhão? Quantos não se esforçam anos a fio estudando e esperando a oportunidade do concurso público? Quanto não é gasto em cursinhos preparatórios em nome desse sonho ibérico? Onde anda o Ministério Público do Estado do Maranhão que é tão forte com os municípios, mas tão frágil com os Poderes?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?