Pular para o conteúdo principal

Jackson, Memória e Vida

JACKSON, MEMÓRIA E VIDA

Talvez o tempo sempre traga consigo alguns ensinamentos cuja tradução não seja permitida à primeira vista ou contato com os participantes desta breve aventura humana, extrapolando mesmo os limites da própria existência. A história que as pessoas vão tecendo junto com as outras dignificam (ou não) suas passagens pela estação terrena, a partir das obras e ações que perpetuam a nossa espécie, em diferentes épocas e partes do mundo.

Aqui no Maranhão, ao arrepio das biografias mais degradantes e depravadas política e moralmente, alguns personagens marcaram sua passagem pela história do nosso estado, não pelos caminhos fáceis do conformismo e da aliança com os poderosos de sempre, porém pelas lições de humanismo e compromisso que tiveram com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e livre dos mandos e desmandos coronelistas e oligárquicos que de há muito campeiam e infelicitam nossas vidas.

As páginas da existência das pessoas que compõem este último grupo, para o bem da humanidade e sem enveredar pelo nefasto culto da personalidade, precisam ser compartilhadas com o máximo de indivíduos e instituições democráticas para que as gerações presentes e futuras possam fazer uma interpretação crítica dos atos e fatos produzidos por estas personagens, que contribuiram, cada qual ao seu modo, para a melhoria da qualidade de vida do povo maranhense.

A memória é algo que carrega consigo uma grande carga de simbologia ideológica, portanto, embora possa adquirir contornos de unanimidade por alguns biógrafos, jamais será neutra. Museus e instituições de estudos e pesquisas, em todo o planeta, se debruçam em esforços diversificados para interpretar, com a devida fidelidade, as histórias dos seres e das coisas dentro dos contextos em que estas aconteceram.

Nesta próxima quarta-feira, 04 de abril, no auditório da OAB/MA (Calhau), a partir das 19 horas, será realizada a cerimônia de fundação do Instituto Jackson Lago. Esta data carrega consigo uma simbologia política e histórica de grande significado para todos nós maranhenses, pois neste mesmo dia, há exatamente um ano, falecia o Governador Jackson Lago, figura humanista emblemática, que dá nome ao instituto, cuja passagem pelo cenário político e administrativo do Maranhão e do Brasil continuará contribuindo com a construção e reconstrução da verdadeira história social do nosso estado.

Como já escrevi em outro artigo nesta coluna, o Instituto Jackson Lago nasce desligado de vinculações político-partidárias, e tem como principal objetivo incentivar e promover os estudos e pesquisas sobre a realidade social, política, econômica, ambiental e cultural do Maranhão, a partir da afirmação da dignidade da pessoa humana e do reconhecimento dos seus respectivos direitos, subsidiando movimentos sociais e praticando o intercâmbio com outras instituições acadêmicas e populares afins.

O Instituto Jackson Lago também será responsável pela preservação do acervo do seu patrono, por meio da guarda de documentos produzidos em vários suportes de mídia e dos registros da memória coletiva acumulada, que retratam sua participação política em diferentes etapas de luta e resistência do povo brasileiro pela democratização do País e do Estado do Maranhão.

Jackson Lago (1934-2011) foi Governador do Maranhão, Prefeito de São Luís por três mandatos, Deputado Estadual, Médico, fundador do PDT e, acima de tudo, um militante das causas humanistas e libertárias, como são exemplos: a luta pela anistia aos presos e exilados políticos, a campanha das Diretas Já e o combate à oligarquia mais longeva de que se tem notícia instalada em uma unidade da República Federativa do Brasil.

Da programação prevista para a fundação do Instituto, nesta 4ª feira, 04 de abril, constam, pela ordem:

19h00 – Posse da Diretoria e Coordenadores do Instituto;

19h15 – Apresentação do documentário “Jackson Lago – Fios da História”;

19h30 – Lançamento do edital de concurso público para escolha da marca do Instituto; e

19h35 – “Diálogos Jackson Lago” 1ª edição inaugurando as atividades do Instituto, com palestra do historiador Marco Antonio Villa, pesquisador e professor da Universidade Federal de São Carlos.

O convite se estende a todos aqueles que acreditam e continuam dedicando seus esforços para a construção de um Maranhão JUSTO, LIVRE e SOLIDÁRIO, onde a dignidade da pessoa humana possa prevalecer como prioridade pública de toda e qualquer administração.

À memória deste ilustre maranhense, nossas sinceras e legítimas homenagens!


Joazinho Ribeiro, poeta/compositor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?