Pular para o conteúdo principal

Instituto Jackson Lago: somando forças

O Instituto Jackson Lago nasce como uma instituição suprapartidária, ou seja, busca desenvolver um diálogo aberto e franco com as principais tendências políticas existentes, sem renunciar a um posicionamento próprio e claro em favor da democracia, dos valores democráticos, da efetiva alternância do poder político e do desenvolvimento justo e solidário de todos e cada um.

Não será uma casa de adoração ou de mitificação da vida pública de Jackson Lago (1934-2011), o qual certamente nunca aprovou a perpetuação no poder e a criação de ídolos de bronze. A tarefa fundamental é preservar a memória, sem vilipendiá-la, depredá-la ou falsificá-la. Paralelamente, deverá permitir seu estudo e releitura permanentes, influir na elaboração de políticas públicas, agir no espaço público por intermédio de estudos, pesquisas e debates sintonizados com as demandas, as questões e os temas emergentes e relevantes, conjunturais e estruturais. Não podemos, não pretendemos e não seremos um memorial de pedra abandonado, uma casa fechada com quadros empoeirados ou um mausoléu que desperte a execração pública.

A inserção orgânica na sociedade exigirá a somatória de forças do povo, dos simpatizantes, dos colaboradores, de grupos, classes e movimentos sociais, bem como, de instituições públicas e privadas. Essa composição se reflete na equipe dirigente constituída por diferentes gerações com o amálgama progressista e democrático que lhes confere unicidade.

O primeiro desafio posto ao Instituto Jackson Lago no campo das condições objetivas é a aquisição de uma sede própria e a garantia de sua sustentabilidade financeira. Esse é um esforço inicial indispensável para conferir concretude física à instituição, bem como, criar um espaço de referência para o desenvolvimento de suas atividades. Esforço esse para o qual todos e todas estão convidados a colaborar na medida de suas possibilidades.

O segundo desafio no campo das condições subjetivas é instituir um programa regular e permanente de eventos e atividades que conquistem o respeito, a aprovação e a participação da sociedade. Isso será materializado no quadriênio 2012-2016 do Instituto Jackson Lago, inaugurado com seu lançamento oficial dia 4 de abril de 2012, com a realização da primeira série de eventos, constando: a posse da Diretoria, o concurso público para escolha da identidade visual do Instituto e a primeira edição dos “Diálogos Jackson Lago”.

Os “Diálogos Jackson Lago” são uma mesa de diálogo cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento e a consolidação democrática no Maranhão, no Brasil e no mundo. A cada edição um palestrante com expressividade local, nacional ou internacional irá desenvolver um tema. Após a exposição, sob a coordenação de um mediador, segue-se o diálogo com o público, por intermédio de perguntas selecionadas em sorteio. Entre os resultados esperados estão: a realização de seis eventos por ano, a publicação de cadernos referentes aos diálogos, a contribuição para o avanço das discussões sobre o tema, o fortalecimento da esfera pública e a democratização da informação e do conhecimento na mídia televisiva, impressa e digital.

O historiador Marco Antonio Villa será o palestrante inaugurador dos “Diálogos Jackson Lago”. Ele é professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), intelectual de destaque nacional com inúmeras pesquisas publicadas e inserção regular na esfera pública como articulista de jornais de circulação nacional, comentarista requisitado em programas de televisão e agora, membro do Conselho Consultivo do Instituto Jackson Lago. Esse diálogo contribuirá para desemaranharmos a situação da democracia no Brasil e no Maranhão, somando forças para a superação de seus impasses e desafios. Nossos corações estão dispostos a batalha, como poetizava Pablo Neruda.

Por Jhonatan Almada, historiador, primeiro secretário do Instituto Jackson Lago, jhonatanalmada@gmail.com

Comentários

  1. Desejo sucesso para essa iniciativa. O Dr.Jackson Lago fez por merecer esta e todas as homenagens que ocorrerem em seu respeitavel nome. Maria Vitória

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?