Pular para o conteúdo principal

A dualidade educacional no Maranhão, São Luís

A distância entre as escolas públicas e as escolas privadas de elite no Maranhão, sobretudo em São Luís, irão aumentar mais ainda. É o fortalecimento da velha e nunca superada dualidade educacional que separa uma escola para os ricos e uma escola para os pobres; tão conhecida por educadoras e educadores críticos.
Isso está ocorrendo em dois sentidos conexos: 1) internacionalização, com a assinatura de convênios com colleges estadunidenses e 2) ampliação do currículo, incluindo disciplinas como economia, política e oratória. E alguns "intelectuais" como Gustavo Ioschpe, da VEJA, ainda querem enxugar o currículo do ensino médio público. É pau e pedra, o fim do caminho para os oprimidos e o paraíso tropical, abençoado por Deus para as subelites maranhenses.
Enquanto isso, a SEDUC se perde nos problemas internos, acreditando com o PNUD que tudo isso é um problema de gestão, resolvível pela melhoria da gestão.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

MIL DIAS DO GOVERNO FLÁVIO DINO

O Governo Flávio Dino completou mil dias de efetivo exercício nesta semana. Quem está imerso no enfrentamento dos grandes problemas do Maranhão sabe do significado deste número. O semióforo dos mil dias oportuniza fecunda reflexão sobre o que tem sido feito pelo Governo do Maranhão em conjuntura adversa e drástica do Brasil.

Quando assumiu o governo, Flávio Dino decidiu imprimir ritmo de campanha na ação do Poder Executivo acostumado a formas tradicionais de agir ou paralisado pelos tecnicalismos vazios. Podemos resumir isso em uma frase: o governador que trabalha mais de 12 horas por dia e atravessa madrugadas no encalço de suas metas e dos responsáveis por elas. Nunca teci elogios sem fundamento. Não se pode perder tempo e este espírito se apoderou dos que se imbuíram do exemplo e procuraram imitá-lo no limite de suas capacidades individuais e condições disponíveis.

Não foi um passeio chegar aos mil dias com o conjunto de obras e serviços entregues pelo Governo. A brutal escasse…