Pular para o conteúdo principal

A piada da qualificação profissional no Maranhão

A piada da qualificação profissional no Maranhão


E ainda dizem que o Brasil não é mais o país da piada pronta, depois da onda de potência emergente. No entanto, parece que o Maranhão assumiu esse lugar, especialmente nesse quarto mandato da governadora Roseana Sarney. Ontem, dia 9/maio, ocorreu a aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), claro que como tudo no governo estadual, especialmente próximas as eleições municipais de 2012, o evento e o programa devem se restringir a capital.

O gozado não é o fato da aula ter sido no Teatro ou o nome pomposo do plano, que se de fato existir, pelo menos enquanto documento, merece uma análise profunda. O gozado é que segundo o Secretário do Trabalho, José Antônio Heluy, esse programa irá qualificar mão-de-obra para os grandes investimentos que estão sendo implementados no Maranhão. O problema são os cursos oferecidos e, claro, para a periferia da capital: i. cuidador de idosos (talvez para cuidar dos trabalhadores com idade avançada nos canteiros das obras), ii. operador de caixa (para os supermercados que talvez sejam abertos), iii. mecânico de moto (afinal as pessoas tem que ter algum transporte para chegar ao trabalho e como carro não está ajudando), iv. borracheiro (para consertar os pneus das motos certamente), v. recepcionista (talvez atender a mão-de-obra importada que se hospedará em futuras pousadas e hotéis) e vi. empreendedor individual (um futuro Eike Batista em potencial).

Salvo engano, entre esses investimentos estão a Refinaria Premium da Petrobrás, um estaleiro, uma siderúrgica, um complexo agro-industrial, uma fábrica de celulose etc. Porém o programa não qualifica ninguém para os prováveis empregos diretos que esses investimentos irão gerar, qualifica para os improváveis empregos indiretos ou empreendimentos indiretos que poderão surgir.

É inacreditável como esse governo julga que todos nós somos idiotas ou incapazes de perceber falácias por trás de eventos teatralizados como sempre gostam de fazer. O problema é que por trás da teatralização não existe um único fundamento sólido o suficiente que possa amparar os delírios, as ilusões, as autoilusões e as promessas desse governo. Realmente estão preparando mão-de-obra para o mercado de trabalho, nunca esperemos um plano construído democraticamente que irá formar cada um e todos integralmente para o mundo da vida e do trabalho. Apesar de possuir uma Universidade Estadual razoavelmente espraiada não se menciona a expansão das vagas na educação superior nos cursos de engenharia por exemplo. Pelo visto, o maranhense pode no máximo ser um trabalhador precarizado no setor de serviços, nunca um trabalhador com alta qualificação.

Essa é a concepção de educação e de trabalho do Governo Roseana Sarney. E o mandato só termina em 2014. A greve dos educadores e educadoras continua.


Por Jhonatan Almada, historiador e membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-Anpae

Confiram a notícia na integra da aula inagural clicando aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?