Pular para o conteúdo principal

*Ainda sobre a parceria PNUD e SEDUC*

*Ainda sobre a parceria PNUD e SEDUC*

Em notícia recente divulgada no site da SEDUC, soubemos de inúmeros "avanços" na parceria com o PNUD.

Os eixos "definidos" pela consultora do "MEC/PNUD" para a educação do Maranhão, foram: gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura educacional. É estranho que na revisão do PPA 2008-2011 (MARANHÃO, 2010) a SEDUC após "estudo" detalhado dos programas tenha definido como áreas prioritárias: a gestão escolar; a avaliação; a formação; a inclusão digital; e a infraestrura física das escolas. Ora , uma leitura rápida permite concluir que a consultoria não serviu para nada, apenas para nomear melhor o que já havia sido nomeado. Os técnicos fizeram novamente o que já tinham feito e para não ficar muito explícito mudaram a nomenclatura do mesmo. Aumenta o indício de que essa consultoria é apenas mais uma jogada de publicidade ao velho estilo do governo Roseana Sarney.

Outra novidade é o fato do PNUD/MEC ser uma entidade de respeito na área da educação. Primeiro o PNUD não é uma entidade e sim um programa da Organização das Nações Unidas-ONU voltado para o desenvolvimento em geral e não para a educação especificamente. Portanto, não existe a entidade PNUD/MEC. Segundo, o MEC apenas contrata por intermédio de consultoria os serviços do PNUD, sobretudo pela facilidade que essa contratação representa ao dispensar o cumprimento da Lei de Licitações e a disponibilização de consultores por indicação do próprio MEC, sem precisar de todo o demorado (e democrático) processo de concurso público.

Por fim, a visão da consultora do PNUD é que a educação pode ser conduzida pelos "técnicos" da SEDUC. Como se não existissem professores e professoras e todos os outros trabalhadores na educação, estudantes e famílias, bem como a comunidade educacional em geral. Vemos duas conclusões importantes que se depreendem dessa visão: 1) a educação é assunto exclusivo dos técnicos, os educadores no máximo podem participar da execução do que foi decidido. É a reedicação do bom e velho planejamento tecnocrático característico dessas "consultorias" e 2) as decisões em educação no Maranhão são definidas por um organismo internacional, que acredita que em três dias conseguirá não só definir "o que" tem que ser feito, mas também "como" tem que ser feito em uma realidade complexa e historicamente relegada. É claro que o "por que" é omitido.

Onde está o Plano Estadual de Educação do Maranhão?

*Por Jhonatan Almada*, historiador e membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-Anpae.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?