Pular para o conteúdo principal

O desenvolvimento segundo Roseana

O desenvolvimento segundo Roseana


Foi lançado recentemente no site do Governo do Estado do Maranhão, o documento "Maranhão e a nova década", que representa o fim da possibilidade de outro modelo de desenvolvimento mais sustentável para nosso Estado, aberta no governo Jackson Lago (2007-2009).


"Maranhão e a nova década", acessível no link http://www.ma.gov.br/servicos/index.php?Id=15139


"Maranhão e a nova década" é uma cópia mal feita e incompleta do documento "Planejamento Estratégico Governamental", do Governo Jackson Lago. Mal feita por que excluiu o contexto social e manteve apenas o contexto econômico. Abstraiu dos problemas maranhenses a questão social tão conhecida e colocou em seu lugar uma carteira de investimentos privados que chegarão ou estão em andamento no Estado. Também é uma cópia mal feita por que se apropria da trabalhosa articulação desses investimentos, feito no governo anterior, e a apresenta como sua – um exemplo inédito de apropriação pública do privado. Outro elemento curioso é que ninguém assume a autoria do documento, não aparece o nome do elaborador, podemos dizer que foi o Governo do Estado, por estar disponibilizado no site institucional e pelas inúmeras menções a este no seu conteúdo.


O documento é incompleto por que se sabe que qualquer planejamento estratégico parte do enfrentamento dos problemas, os quais devem abranger o maior número possível de dimensões da realidade e considera os opositores. De fato, a realidade é apresentada apenas pelo aspecto econômico e como algo estático, parece que ela está congelada e que não existem opositores ou mesmo a possibilidade do planejado não ser cumprido. Somente a confiança na força do Pai pode explicar tal coisa.

Além da visão empobrecida da realidade social, também possui uma visão limitadora do desenvolvimento, este é entendido como mero crescimento econômico, complementado pelo combate a pobreza e pela qualificação de mão-de-obra. Algo que nem mesmo os neoliberais mais ranzinzas defendem atualmente. De fato parece que o Governo Roseana Sarney ainda pensa que o presidente do Brasil é Fernando Henrique Cardoso e que estamos sob a égide do neoliberalismo dos anos 1990.


A ação do Estado, toda ela (e as políticas públicas, sobretudo as educacionais) aparece vinculada ou posta em função dos investimentos privados que provavelmente virão ou estão em andamento, limitando as possibilidades educacionais dos maranhenses ao preparo de mão-de-obra. É sintomático que quando menciona a agricultura familiar, propõe tudo, menos formação, crédito e assistência técnica, justamente no setor que possui a maior faixa da população econômica ativa.


Por fim, o documento repete estratégias pretéritas de divulgação do Estado (O Maranhão e suas riquezas, de Eurico Teles de Macedo), concebendo seu desenvolvimento como a capacidade de atrair investimentos e não como capacidade de gerar seu desenvolvimento, o tom ufanista prevalece sobre a dinâmica de crises permanentes do sistema capitalista, quadro em que o Maranhão tem uma inserção periférica e precária. Tal como os grandes projetos dos anos 1980, novamente, a velha e repetitiva oligarquia atribui a resolução de nossos problemas em curto prazo ao grande capital.


Nesse contexto, poderia ser risível, mas é trágico, que o Secretário de Indústria e Comércio, comemore que São Luís terá "o maior crescimento econômico do mundo", ora esse crescimento já ocorre desde a década de 1960 e as conseqüências dele estão na violência, na exploração sexual, na favelização, no trânsito infernal, no analfabetismo, no êxodo rural, na concentração econômica e na centralização da administração e dos recursos públicos na capital. Não sei se o Secretário faltou as aulas de economia política e de história, mas esse modelo de desenvolvimento nos quadros do sistema capitalismo nunca gerou, nem gerará, sustentabilidade, igualdade, liberdade e fraternidade.


Pelo menos uma coisa é digna de comemoração. Ninguém no Governo Roseana Sarney teve a coragem de nominar o "Maranhão e a nova década" como planejamento. Na verdade é mais uma peça de marketing para inglês ver, uma peça que expressa bem o desenvolvimento segundo Roseana.

Por Jhonatan Almada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANQUE O DURO, MEU CHEFE

BANQUE O DURO , MEU CHEFE ! Por Raimundo Palhano Não deixe o seu lugar. Foi o conselho do venerável Bita do Barão de Guaré ao presidente do Senado, José Sarney, que, ao que parece, está sendo levado extremamente a sério. Quem ousaria desconsiderá-lo? Afinal, não se trata de um simples palpite. Estamos frente à opinião de um sumo sacerdote do Terecô, um mito vivo para o povo de Codó e muitos outros lugares deste imenso Maranhão. Um mago que, além de Ministro de Culto Religioso, foi agraciado pelo próprio Sarney, nos tempos de presidência da República, com o título de Comendador do Brasil, galardão este acessível a um pequenino grupo de brasileiros. Segundo a Época de 18.02.2002, estamos falando do pai de santo mais bem sucedido, respeitado, amado e temido do Maranhão. Com toda certeza o zelador de santo chegou a essa conclusão consultando seus deuses e guias espirituais. Vale recordar que deles já havia recebido a mensagem de que o Senador tem o “corpo fechado”. Ketu,

Tetsuo Tsuji - um sumurai em terras do Maranhão

Esta semana faleceu meu querido amigo Tetsuo Tsuji (1941-2023), um sumurai em terras maranhotas. Nascido em 13 de julho de 1941 em São Paulo construiu sua carreira lá e no Maranhão. Neste espaço presto minha sincera homenagem. Formado em Administração Pública e Direito pela USP, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e doutor em Administração pela USP. Tetsuo trabalhou na Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo e foi professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Largou tudo e veio para Maranhão ser empresário na área de agricultura e pesca, formou família. A vida acadêmica volta na Universidade Federal do Maranhão-UFMA onde se tornou professor e reconstruiu carreira. No Maranhão foi pioneiro nos estudos de futuro e planejamento estratégico, contribuindo para o processo de planejamento do desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado. É aqui que nos conhecemos, na experiência do Governo Jackson Lago (2007-2009). Tinha uns 2

A escola honesta

a) O que falta na escola pública? 69% não tem bibliotecas 91% não tem laboratório de ciências 70% não tem laboratório de informática 77% não tem sala de leitura 65% não tem quadra de esportes 75% não tem sala de atendimento especial São dados do Censo Escolar de 2022 e que acompanho há mais de 10 anos, afirmo com segurança, pouco ou quase nada mudou. b) E as propostas de solução? - formação continuada - flexibilidade curricular - gestão por resultados - avaliações de aprendizagem - plataformas a distância - internet Darcy Ribeiro finaliza um dos seus livros mais emblemáticos dizendo que nossa tarefa nacional é criar escola honesta para o povo. Quando?